SERÁ QUE EU VOU VIRAR BOLOR ???
Tobias Toscano era um ser humano , cujas observações agudas e contundentes a respeito do comportamento humano poderiam até confundi-lo com um filósofo estruturalista ou coisa parecida, porém seu cafajestismo arrogantemente boçal e sua concepção exageradamente superticiosa da realidade , iriam traí-lo se algum dia pretendesse passar por pensador …
Nosso protagonista , proprietário de uma pizzaria de entregas no bairro do Paraíso , adorava expor suas teorias e estórias do passado para as pessoas que ligavam para seu estabelecimento denominado Ridi Pagliaci Pizza Express . Falava sempre da época em que avenida 23 de maio não havia sido construída : “…era tudo de terra , no outro lado só havia a mercearia do seu Vitorino e do lado de cá , uma escolinha infantil chamada esquilo ou castor , não lembro …” . Dizia também que o bairro agora iria melhorar , uma vez que demoliram aquela construção em forma de caravela , que havia sido construída no terreno do seu Joaquim , antigo morador , que plantava pinheirinhos para vende-los na época do natal … aquele tipo de embarcação , segundo ele : “é um símbolo do azar , tanto que bastou demolirem aquele barco maligno , para logo construirem um hotel cinco estrelas no lugar … tá vendo ? Não é coincidência não … aquilo não era navio-fantasma … era caravela-assombração …’’ .
Um dos passatempos de Tobias era caminhar pela manhã chutando pedras . Gostava partircularmente , quando avistava uma beldade mais ou menos distante , para “bater de trivela” em alguma pedrinha , para que esta atingisse levemente os pés da dama , que jamais desconfiava da sua intenção , pois ele sempre se mantinha caminhado cabisbaixo assobiando alguma cantiga . A simpatia eloqüente do artilheiro-de-calçada , fazia com que os seus pedidos desculpas terminassem sempre embaixo de lençóis macios …
Porém um dia ele não contou com a astúcia de Jacqueline Jasmim , uma atriz muito espirituosa que havia caído em um golpe semelhante em uma tarde em que caminhava pela calle Alameda , em Madrid ( perto do Museu do Prado ) … A nossa protagonista , ( que já havia avistado o futepedrista idiotizado com uma dúzia conquistas ) ao sentir o petardo atingir sus belos pés , começou a simular choro …quando Tobias Toscano se aproximou salivando , ela arrematou : – Meu Deus !!! Você atingiu uma mulher grávida – era mentira – No dia em que meu filho completar sete anos , você vai se transformar em bolor !!! A não ser que nasça menina .
– Onde foi que você viu esta besteira ? – Indagou nosso amigo , pensando que a fonte seria uma destas fúteis revistas femininas .
– Em algum livro do Luis Câmara Cascudo , não lembro qual , mas sei que li – respondeu a dama ( na verdade ela nunca lera nada daquele autor , mas sabia que ele publicara um livro sobre o tema … ) .
A partir daquele encontro , ele jamais se recuperou … passa as manhãs sentado em um banquinho , pensando sobre o título deste conto .
Post a Comment