Skip to content

FELÍCIA FANGAL E OS TESOUROS MARINHOS DE COISAS TRANSITÓRIAS

Felícia Fangal nasceu na cidade do Panamá , mas no exato dia em que completou três anos de idade , seu pai , que trabalhava em uma empresa de transporte marítimo , foi designado a gerenciar uma filial na cidade de Santos .

A família Fangal , logo se adaptou a nova paisagem , indo residir na R. Bolívar , perto do canal 4 . Durante a infância , nossa protagonista ficou fascinada com estórias de sereias , aprendendo cedo a nadar , atividadade que exerceu com entusiasmo até a adolescência , quando aconteceu um dos fatos que iriram mudar decisivamente sua vida .

Felícia nadava próxima a pedra da Feiticeira , mais ou menos na divisa entre Santos e São Vicente , quando foi apanhada por um redemoinho . Seus gritos logo foram ouvidos por um rapaz , que deveria ter a sua idade … O jovem prontamente se atirou ao mar , e resgatou a bela morena para as areias da praia de Itararé .

A señorita Sangal agradeceu o jovem , que disse que se chamava Bernardo Ferreira e que era descente de Baltazar Ferreira , o homem que após enfrentar os Tupinambás em Bertioga , matara a golpes de espada o Hipupiara * ( monstro marinho que assolou São Vicente ) no ano de 1564 .

Marcaram um encontro no Aquário Municipal , no qual o rapaz roubou um beijo da mocinha , enquanto esta contemplava as focas que se tornavam cada vez mais indolentes devido ao calor excessivo .

O namoro de Bernardo foi bem durante anos , porém logo começaram a surgir comentários nada elogiosos sobre o caráter de sua amada . Ao ouvir tais afirmações ele logo exclamava : “Que nada , ela é uma pessoa sensível , tanto que chora a cada vez que olha para o morro do José Menino .”

Porém um dia , nosso personagem descobriu a verdade : a dama panamenha estava indo para o Guarujá se encontrar com um praticante de esportes radicais , cujo pai havia enriquecido com dólares falsos . Marcaram um encontro em um antigo bar forrado de pastilhas em São Vicente . Ela negou a princípio , porém diante de provas irrefutáveis olhou-o com indiferença e saiu langüidamente cabisbaixa .

Sem saber o que fazer , Bernardo Ferreira rumou para Mont Serrat , para contemplar a zona portuária do alto e esperar que a intuição lhe dissesse o que fazer , porém esta não lhe forneceu nenhuma idéia brilhante . Na volta notou que no funicular ( bondinho ) que descia o morro , um turista etusiasmado , tentava fotografar a paisagem . Na metade do trajeto , um sacolejo inesperado atirou o forasteiro para embaixo dos trilhos , onde foi completamente destroçado .

Durante o tumulto que se seguiu , nosso amigo conseguiu colocar seus documentos no bolso do turista , fazendo com que as autoridades e toda a imprensa acreditassem ter sido ele a verdadeira vítima .

O remorso fez com que Felícia Fangal se mudasse para o bairro do Macuco ( indo morar naquela travessa da Av. Conselheiro Nébias que acaba na Praça Tamandaré ) e se tornasse prostituta .

Com relação a Bernardo Ferreira , há rumores que passou a se chamar Felix Felisberto e que enriqueceu ao descobrir um tesouro marinho ( de verdade ) na costa da Venezuela .

* ao acessar o outo site clique na palavra LENDAS à esquerda

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *