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Se você mora ou está passando por São Paulo, aqui vai uma dica: Amanhã termina a exposição de fase pop de Maurício Nogueira Lima no Centro Universitário Maria Antônia… portanto: NÃO MARQUEM TOUCA !!!
Aqui vai uma poesia que o grande mestre publicou no catálogo de sua exposição na Galeria Nobilínea em 15/03/1965:

a exposição

a cidade com suas coisas.
coisicidades
a paisagem: céu, terra, montanhas, árvores, etc…
foi modificada pela nova paisagem informação.
complexo de coisas fabricadas e prefabricadas,
úteis ou inúteis.
a arquitetura modificada pelas coisas.
postas nela.
já nela.
placas coloridas, letras agrupadas, palavras,
palavrões, palavrinhas, figurinhas feita por figurões.
as ruas modificadas, orientadas por sinais
não entre, não faça, não pare, não morra.
pessoas ordinárias dão ordens
pessoas de nada cumprem
pessoas de tudo compram
em movimento há gente, máquinas e bichos.
nas paradas só máquinas e bichos.
a máquina mata a gente.
a gente mata o bicho.
há gente cabeça de lata
há máquinas cabeça de gente
todos concordes – há ordem.
o erro é proibido.
a máquina não erra e se o faz
arrebenta e explode.
o homem erra e quando o faz
vive, liberta-se e apreende.
o homem critica a ordem
o homem critica a máquina
o homem critica
o homem cria.
a arte é do homem.
os trabalhos expostos são tudo isto, pinturas, cartazes,
objetos, críticas e coisas.
a experiência gráfica (comunicação visual) e a pictórica
concreta ordenada
encontra a vida e liberta-se
liberta-se das curiosidades científicas.
dos jogos formais de efeitos ópticos.
das estruturas seriadas.
da experiência passada permanece a construção.
a construção no sentido de um “gaudi”
a intromissão da letra,
da palavra,
do trocadilho intrometido,
da letra de música popular,
revela o nosso mundo.
a rua, o cartaz, o anúncio de cinema de bairro,
com a sua comunicação anárquica.
a revista de grande tiragem,
o jornal vespertino a novela de tv,
as inscrições nos muros,
o futebol e o improviso,
enfim tudo o que é vivência,
alegrias e tristezas,
do homem anônimo da rua
chamado pela crônica policial,
de: o popular.
indivíduo inteligente e criador
cônscio de sua liberdade
que critica a ordem fascista
que teme a guerra, a máquina,
e a bomba apocalíptica.
o artista.

( Maurício Nogueira Lima )

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