Skip to content

NAVEGAIRE DE NOVO

Pedro Antônio Almada Pessoa nasceu em Sintra , no dia em que completou sete anos de idade , subiu até o topo do farol do Cabo da Roca (*) e contemplando o oceano azul-esverdeado , jurou que iria ser marinheiro , o que logo foi cumprido na juventude , quando ingressou na marinha mercante portuguesa .

O nosso protagonista percorreu os locais mais recônditos do planeta , porém foi em Santos que seu destino o surprendeu . Pedro Antônio percorrendo a zona de meretríco daquela cidade , notou uma mulher que possuia traços finos ( embora tivesse o semblante corroído pelo remorso ) , que diante de seu atento olhar , parecia que não pertencera sempre a aquela classe …Ao conversar com a dama descobriu sua triste estória : nascida no Panamá e educada no Brasil por uma famíla relativamente abastada , entrara na prostituição devido a choque emocional surgido com a descoberta que seu ex-namorado se suicidara atirando-se do bondinho de Mont-Serrat .

Almada Pessoa achou aquele relato estarrecedor e sem saber o que fazer , pediu a mão dela em casamento . Por coincidência no rádio do bar estava tocando “Eu vou tirar você deste lugar” ( Odair José ) .

No retorno a Portugal , Pedro Antônio desligou-se da marinha , mandou dinheiro para que Felícia Fangal ( o nome de sua futura esposa ) comprasse as passagens , pois tinha planos para montar uma lavanderia na cidade de Setúbal . A nossa protagonista rumou para sua nova pátria , casando-se logo em seguida , porém por fatores diversos o casal veio estabelecer um restaurante de cozinha mineira em Sezimbra .

A casa fez enorme sucesso , uma vez que servia de contraponto aos outros restaurantes que serviam basicamente peixes e frutos do mar . Porém em meio a tutus-de feijão e leitões a pururuca , regados a doses de ginginha e de bagaçeira , começaram a surgir os conflitos emocionais , sendo que nenhum dos dois sabia o motivo verdadeiro que estaria a causar os soluços constantes e choramingos diários da senhora Fangal Pessoa .

Embora ignorado por ambos , a causa do comportamento de nossa protagonista deveria ser algo bem grave , uma vez que no exato dia em que completara quarenta anos Pedro Antônio , retornando da capital ( onde fora passar o dia cuidando de negócios ) encontrou apenas restos de incêndio no local que fora seu restaurante . Ao penetrar pelos destroços perguntando pela esposa , foi informado pelos vizinhos que Felícia partira com destino ignorado após por fogo no próprio estabelecimento comercial . A única coisa restante que o nosso amigo encontrou , foi um recorte de jornal milagrosamente intacto , no qual havia uma reportagem com fotos sobre a descoberta de um tesouro marinho na costa venezuelana , realizada por um brasileiro .

O sr. Almada Pessoa atualmente passa os dias a percorrer as regiões portuárias de várias cidades lusitanas com um cartaz solicitando uma oportunidade de voltar a conduzir navios pelos verdes mares bravios .

(*) O local mais a oeste do continente europeu .

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *