PEDRAS PRECIOSAS E MARAVILHAS CURATIVAS
Ametista Esmeraldina sempre tivera dua paixões : pedras preciosas e a ciência farmacêutica . Desde criança se sentira indubitavelmente atraída pelas propriedades óticas ( mudança de cor , refração da luz , dispersão e birrefringência *) das pedras preciosas e demais gemas .
O gosto pela descoberta e elaboração de remédios , nascera fortuitamente após nossa protagonista ter lido sobre o “emplastro anti-hipocondria Brás Cubas” no livro de memórias póstumas homônimo de Machado de Assis ; mas tal predileção crescera ao longo da juventude , o que a levou a cursar uma Faculdade de Farmácia , cujo nome me esqueci , mas que ficava perto do bairro da Aclimação .
Estudante aplicada , não dava bola para o samba , porém como era meio “maria-vai-com-as-outras” , topou desfilar em uma escola carioca , quando foi convidada pelas colegas . Na noite do desfile compensou a falta de habilidade no sambar com sua qualidade de boa imitadora ( desde criancinha fazia showzinhos de imitações nos almoços de famíla , aos domingos ) , de modo que não fez feio . Na dispersão , notou sobre o asfalto uma cabeça de coringa que se despreendera de um carro alegórico , ( decorado com centenas de cabeças semelhantes ) e resolveu guardá-la com lembrança .
Ao retornar para a Paulicéia fixou o retro-mencionado recuerdo , em um bastão e colocou-o sobre a cama .
Um noite , quando estudava para uma prova ouviu uma voz “- Preste atenção , que eu vou ditar as questões que irão cair no exame de amanhã , estude só estas questões… e vá se divertir depois …” Ametista assustada , olhou para a cabeça do coringa , postada enigmáticamente sobre o seu leito e descobriu que era ela que lhe dirigia a palavra . Sem vacilar anotou as questões , estudou e seguindo os conselhos do objeto falante foi ao cinema . No dia seguinte descobriu que o enfeite , lhe dissera a verdade ….
Foi então que sempre seguindo os conselhos sábios , concluiu a faculdade com as melhores notas . Uma noite , quando se preparava para dormir , após ter assistido na TV uma matéria sobre um monarca de uma famosa casa real européia que estava deseperado com o estado de profunda melancolia que abatera o jovem príncipe ; ouviu o jockerzinho dizer : “- Esta estória do príncipe é facil , tenho um remédio infalível : corte algumas rodelas de cebola , esfregue nos olhos e então recolha as lágrimas em um vidrinho … depois misture com um pouco de gin e aqueça … e pronto…o líqüido do pranto neutralizado por tal destilado funciona como uma espécia de vacina contra a tristeza .”
Ametista Esmeraldina , elaborou o remédio , viajou para o palácio do supracitado nobre , ministrando a maravilha curativa ao príncipe , que curado pediu-a em casamento .
Hoje ela é princesa e pode apreciar minuciosamente uma porção de pedras preciosas …e seus fenômenos óticos …
O bastão com a cabeça de coringa se tornou seu cetro , e a pedidos de nosso amiguinho , Esmeraldina ordenou para que sobre a sua coroa de princesa fosse colocado um ponto de intrerrogação de brilhantes para enaltecer o poder criativo da dúvida !!!
* Fenômeno no qual um raio de luz ao penetrar um cristal é dividido em dois .
Post a Comment